
A luta pela democratização da educação no país tem caminhado em direção ao acesso dos bens culturais produzidos pela sociedade brasileira e mundial. Nesse contexto sociopolítico, o lançamento do Programa Mais Educação (2007) pelo Ministério da Educação (MEC), representa um marco importante para o fortalecimento da educação. Na prática, a educação integral é algo novo que o Brasil todo está aprendendo.
Os municípios que já aderiram à educação integral, com a necessária adequação a sua estrutura didático-pedagógica, concluíram ser inevitável investir em constantes atualizações. A receptividade de informações revitalizadas valida um conhecimento habilitado a desenvolver estratégias eficazes, e a agregar aspectos da realidade cultural ao ensino sistemático curricular e tradicional.
O I Seminário de Educação Integral da RMC /VI Seminário de Educação Integral do Estado de São Paulo, tem como eixo central da sua atividade o Espaço, o Currículo, o Processo Educativo e os Aspectos Legais. Buscando promover o debate e a ampliação do conhecimento a respeito da organização do ensino na Escola de Educação Integral, em Tempo Integral.
Será um momento para estabelecer o diálogo e a troca de experiências, a reflexão sobre os avanços, dificuldades e desafios da política nacional de Educação Integral. Problematizando a relação entre o Estado, a Sociedade, a Escola e a Formação dos educadores acerca de práticas e processos educativos. E também sobre o reconhecimento do Programa Mais Educação como uma estratégia do Governo Federal, para a qualificação da ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
A missão deste evento é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Estado de São Paulo, desenvolvendo, em parceria com o governo federal, estadual e municipal, instituições privadas e organismos internacionais, algumas ações pautadas em quatro pilares:
• Estímulo à formação continuada e valorização do professor
• Fomento à leitura e à produção literária
• Apoio a atividades e projetos socioeducativos
• Pesquisa educacional
Esta é uma conquista de todos nós e demonstra a importância da Educação Integral para o Estado de São Paulo, que a reconhece e legitima.
Professor Anderson George de Assis
Coordenação do Comitê Territorial de Educação
Integral do Estado de São Paulo
Coordenador do Programa Mais Educação em Ribeirão Preto
Professora Elaine Cristina de Vieira Ferraz
Coordenação do Comitê Metropolitano de Educação
Integral da região metropolitana de Campinas
Coordenadora do Programa Mais Educação em Vinhedo
APRESENTAÇÃO
Os Avanços, dificuldades e desafios da política nacional na Educação Integral.